.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Igreja perde 8 milhões


Religião: Crise obriga portugueses a cortar nas intenções das missas

Em apenas um ano, de 2010 para 2011, a Igreja Católica registou, em Portugal, uma quebra de quase 25 por cento nas intenções de missa, o que corresponde a cerca de oito milhões de euros.

Em 2010, as cerca de 900 mil missas que se celebraram no nosso País corresponderam a uma média de 3,3 milhões de intenções, caindo para 2,5 milhões em 2011.

Nas paróquias, nomeadamente no Norte do País, o número de intenções sofreu uma diminuição muito ligeira, mas nos santuários esse número caiu para menos de metade.

"A quebra é superior a 50 por cento. Tanto nas missas por sufrágio como nas de acção de graças", disse ao Correio da Manhã o padre Adelino da Costa e Sousa, capelão do Santuário de S. Bento da Porta Aberta, o segundo maior santuário do País.

Mas também em Fátima, ao que apurámos, a quebra nas intenções das celebrações eucarísticas é muito acentuada. "Não há dados, mas é fácil perceber que as pessoas têm mandado celebrar muito menos missas, nomeadamente de acção de graças a Nossa Senhora", disse ao CM fonte do santuário.

Já no que toda às oferendas, os dados são muito diferentes, prevendo-se que este ano venha a registar-se maior volume de receitas do que no ano passado, a que corresponderá também o número de peregrinos e visitantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário