.

domingo, 3 de junho de 2012

Alerta: Níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingiram marcas históricas

SÁB, 02 DE JUNHO DE 2012 06:09 OSMAIRO VALVERDE DA REDAÇÃO DE BRASÍLIA




O monitoramento dos níveis de CO2  no Ártico mostrou que a marca de 400 partes por milhão já foi atingida, um índice péssimo para o controle do aquecimento global.


Essa é uma notícia importante e notável, com dados de núcleos em centros de pesquisa na Antártida. O estudo sugere que as maiores concentrações observadas na atmosfera ao longo dos últimos 400.000 mil anos nunca estiveram acima de 300 partes por milhão. Isso mudou depois do ano de 1900.

O número não representa todo o planeta, que está atualmente na ordem de 395 partes por milhão, mas o dióxido de carbono tente a circular razoavelmente rápido pela atmosfera, de modo que não demorará muito para que os níveis mundiais comecem a subir.

  O dióxido de carbono aquece o planeta, atuando como gás de efeito estufa. Esse gás absorve o calor emitido pelo planeta quando ele tenta sair para o espaço, agindo como um “cobertor” sobre a Terra.

  Embora o dióxido de carbono não seja o pior gás estufa (metano e CFC são exemplos dos mais nefastos), ele é mais problemático porque está presente em todos os lugares, sendo produzido constantemente pela ação do homem em seu cotidiano.


O Alasca, Groenlândia, Noruega, Islândia e Mongólia têm as maiores concentrações relatados, acima de 400 partes por milhão.

Os cientistas consideram o número 400 como um alerta e não como uma condenação. “O fato de atingir 400 partes por milhão é mais como um fator psicológico do que científico. É apenas um lembrete para todos nós venhamos a corrigir, antes que entremos em apuros”, comentou Jim Butler, diretor de monitoramento global do National Oceanic and Atmospheric Administration.

A Agência Internacional de Energia na Europa acredita que será improvável que a meta europeia sobre os limites de emissões de carbono para controlar as alterações climáticas seja alcançada.

Fonte: 





Um comentário:

  1. Amigos e Amigas, vejam essa entrevista que passou ontem na Band, no Programa CANAL LIVRE. Lembrem-se de sempre pesquisar! http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp?v=b5b9e726427a5fa98ef7ee3f9a6e5f3a&pg=1

    ResponderExcluir