.

domingo, 15 de julho de 2012

Tempestades solares irão atingir a Terra durante todo o fim de semana

SÁB, 14 DE JULHO DE 2012 10:13 OSMAIRO VALVERDE DA REDAÇÃO DE BRASÍLIA



Este fim de semana será acometido de uma série de grandes tempestades solares.

A tempestade deve chegar a Terra hoje pela manhã e continuar ao longo do domingo, chocando-se com o campo magnético terrestre – mas os cientistas afirmam que a maioria das pessoas não será afetada pela atividade solar.

As atividades solares começaram na quinta-feira quando uma mancha em nosso Sol desencadeou uma enorme tempestade que lançou uma nuvem de partículas carregadas em direção a Terra com velocidade de 3 milhões de metros por hora.

Foi a 6º vez este ano que ocorreu uma explosão solar – mas nenhuma das outras atividades causou grandes problemas. Os cientistas advertiram que a mancha solar com 200 mil quilômetros de extensão, chamada de AR1250, pode continuar a atingir a Terra por mais uma semana.


Autoridades mundiais alertaram as operadoras de rede elétrica, companhias aéreas e de telecomunicações sobre o potencial para a atividade solar extrema neste fim de semana.

“Esta não é a mãe de todas”, disse Joe Kunches do Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos. “Nós não vamos ver qualquer efeito negativo devastador nos sistemas”, em declaração ao DailyMail.

Em casos graves, tempestades solares podem causar blecautes, danificar satélites e perturbar os sinais de GPS e comunicações de alta frequência.

Companhias aéreas são por vezes obrigadas a escolherem novas rotas de voos ou adiar devido à radiação extra em torno dos polos norte e sul. Em 1989, uma forte tempestade solar chocou-se em redes elétricas de Quebec, Canadá, levando 6 milhões de pessoas a ficarem sem eletricidade.


Juha-Pekka Luntama, especialista em meteorologia espacial da Agência Espacial Europeia, disse para os serviços públicos e de navegação do planeta ficarem atentos. Segundo ele, certamente irá ocorrer mudanças, mas será possível contornar os problemas com a entrada das partículas solares.

A tempestade deste fim de semana faz parte do ciclo solar de 11 anos de atividade, e espera-se que o seu pico ocorrerá no próximo ano. Há um lado bom nas tempestades solares – ela tende a gerar coloridas luzes no polo norte, formando as auroras boreais.

Será possível ver com nitidez as auroras neste fim de semana na fronteira entre Canadá e Estados Unidos e no norte da Europa. Confira o vídeo abaixo com imagens da explosão solar ocorrida nesta quinta-feira:



Fonte: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário