.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jardins verticais


Patrick Blanc é um botânico francês que tem revolucionado o paisagismo urbano no mundo e sobretudo em Paris, onde vive e faz suas pesquisas. Implementou, literalmente, a vegetação em fachadas e paredes, é o inventor do conceito das paredes vegetais e tem criado jardins verticais pelo mundo a fora através de um engenhoso sistema que depois de montado requer um mínimo de manutenção. A sua extraordinária obra viva tem a capacidade de mudar a forma como pensamos ou vemos a cidade e tem colaborado com arquitetos tão conceituados como Jean Nouvel.
Numa integração entre arquitetura e paisagismo, Patrick Blanc mostra todo o potencial do uso de vegetação nos edifícios e constrói fachadas verdes, um verdadeiro jardim vertical.
Botânico nascido em 1953 tem trabalhado há anos com uma técnica que permite que seus jardins verticais ou Le Mur Végétal [em francês] sejam tão leves que possam ser instalados em qualquer tipo de parede, pequena ou grande, interna ou externa. Rega e fertilização são automatizadas, funcionam como isolamento térmico e um elemento purificador do ar.
De acordo com o site de Blanc, o jardim vertical se compõe de três partes: uma estrutura metálica, uma camada de PVC e uma camada de feltro. A estrutura de metal é pendurada na parede ou pode ser feita de maneira a suportar a si mesma. Ela provê uma camada de ar que funciona como um eficiente sistema de isolamento térmico e fônico.
Uma folha de PVC de 1cm é fixada à malha metálica, o que traz rigidez a todo o conjunto, além de torná-la à prova d’água. Uma camada de feltro, feita de poliamida, é grampeada no PVC. Este feltro não apodrece e sua alta capilaridade permite uma distribuição homogênea da água. As raízes crescem sobre ele.
As plantas são colocadas no feltro ainda sementes, brotos ou já crescidas. A densidade é de aproximadamente trinta plantas por metro quadrado.
Dentre os trabalhos de Blanc está a fachada do Musée Quai Branly, em Paris, próximo à Torre Eiffel. Um trabalho que deveria servir de exemplos a arquitetos e construtores em seus próximos trabalhos para que possam desenvolver suas próprias técnicas e integrar de maneira definitiva a natureza à arquitetura.
Botânico Patrick Blanc difunde a ideia dos Jardins Verticais:
Nas palavras do próprio Patrick:
“Atualmente, 3,5 bilhões de pessoas vivem nas cidades e não têm mais contato com a natureza. (…) Estamos numa época em que todos estão alarmistas, com razão, com a questão do desmatamento, e o excesso de gás carbônico, do aquecimento global. Então eu acredito que é muito importante ter uma imagem positiva da convivência do homem com a natureza nas cidades. Estamos bem além da tendência, é algo que vai durar sempre mais. Porque os espaços verticais são livres. Os horizontais são necessários para os carros, para andar…”
O planeta agradece:
O jardim vertical pode ser usado como um exterior impressionante, para fachadas ou pode ser usado também dentro de casa, com o auxílio de iluminação artificial. As vantagens naturais do Jardim Vertical são muitas: melhor qualidade do ar, menor consumo de energia, proporcionando uma proteção natural entre o clima e os habitantes.
Mais informações:
Trabalhos de Patrick Blanc e outros
O botânico francês Patrick Blanc, decorou uma das paredes da sede do edifício Caixa Fórum, em Madri, tornando o primeiro jardim vertical da Espanha. O jardim ocupa uma área de 460 m² e abriga 15.000 plantas de 250 espécies, que estão presas em um plano vertical, formando um grande tapete verde. 

Athaneum Hotel in Picadilly, London
Caixa Fórum – Madri
Athenaeum Hotel, London
Athenaeum Hotel, London
Drew-School-San-Francisco
Musée-du-Quai-Branly – Paris
Musée-du-Quai-Branly – Paris
Magazine
Japão
Japão
Pont Max Juvenal, Aix en Provence
Pont Max Juvenal, Aix en Provence
San Diego landscape designers Amelia B. Lima and Ricardo Marinho
San Diego landscape designers Amelia B. Lima and Ricardo Marinho
Branlywall
Branlywall
patrickb4
Patrick Blanc
Services Greenwall

DSC01934






jardim-vertical-para-apartamento-04

Taipei Concert Hall
Fondation-Cartier-Paris






Aeroporto Internacional. Sydney


Rue d’Alsace, Paris






Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário